As diferentes famílias de petiscos
18 de março de 2021Como devo educar meu cão filhote?
16 de agosto de 2021A castração é um ato de amor e oferece qualidade de vida ao seu pet
No artigo “Adotei! E agora?” contei sobre o resgate e a adoção do Eusébio, meu gato preto, e passei dicas para quem decidir adotar um animal de estimação, lembrando que a decisão exige responsabilidade.
Após a fase de adaptação do Eusébio em casa, marquei a sua castração. A decisão foi baseada nas pesquisas feitas anteriormente sobre os seus benefícios nos animais e outras curiosidades importantes. Confira!
Qual a importância da castração?
A castração evita a reprodução dos animais e diminui o abandono de cães e gatos.
Os animais desamparados sofrem maus-tratos cometidos pelos humanos, com a falta de alimentação adequada e de segurança. Na época do cio, as fêmeas são perseguidas insistentemente pelos machos que podem ficar mais violentos para marcar território.
A castração controla a população de cães e gatos, colaborando também para a não proliferação de epidemias de raiva, leishmaniose e outras doenças comuns nessas espécies.
Nas fêmeas, a castração diminui o risco de câncer de mama e infecções no útero. Os machos têm menos chance de desenvolver câncer de próstata.
Sabe aquele momento engraçado, porém desconcertante, onde o cachorrinho “gruda” na perna da visita? Muito provavelmente este impulso sexual diminuirá bastante após a castração. Outros momentos podem ser evitados também, como fazer xixi no lugar errado.
Como é o passo a passo da castração?
A castração é uma cirurgia, portanto é necessária a preparação para ser bem-sucedida.
O pet deverá passar por exame de sangue e análise da condição cardíaca para comprovar a boa saúde. O médico veterinário confirmará os resultados.
Antes da cirurgia, o pet deverá ficar entre 8 e 12 horas em jejum de água e comida. O período sem alimentação e líquido deve ser confirmado pelo veterinário responsável. Procure manter uma rotina tranquila para que o animal não fique estressado antes de ir para a cirurgia.
Para a realização do procedimento, o animal recebe anestesia inalatória e demora cerca de uma hora. O pet fica em observação até recobrar a consciência e ter alta médica.
Como é a pós-castração?
Em casa, é indicado que o pet use roupinha cirúrgica ou colar elizabetano para evitar coçar, lamber e, eventualmente, tirar os pontos da castração antes do prazo estipulado pelo veterinário.
Como já dito, castração é cirurgia, por isso é fundamental seguir as prescrições médicas. Normalmente são receitados antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para serem ministrados por cerca de dez dias até o retorno à clínica onde serão removidos os pontos e analisado o estado do animal.
Dica da Natural Taste: Quanto mais novo for o animal, mais rápida será sua recuperação. Até mesmo a cirurgia costuma ser menos complexa quando o paciente ainda é jovem.
Na espécie canina, o ideal é que a castração aconteça no primeiro ano de vida. Nas fêmeas é imprescindível aguardar o primeiro cio antes da castração, podendo ocorrer entre o 8º e 12º mês de vida. Já os gatos devem ser castrados após os seis meses de vida.
Qual o valor da castração?
O valor da cirurgia depende de sua localização geográfica. As cidades grandes costumam cobrar mais caro pela castração. O preço cobrado também é definido com base no sexo do pet, seu peso, tamanho e raça. Pode variar de R $200 até R$.2.500,00, dependendo dos requisitos citados.
Você tem consciência da importância da castração de seu bicho de estimação, mas não tem condição financeira para arcar com a cirurgia? Indicamos que pesquise por mutirões de castração gratuita feitos pelas prefeituras e por ONGs.
As faculdades de veterinária costumam ter projetos para castrar, vacinar e vermifugar animais de maneira gratuita ou com valores acessíveis à população.
Para conhecer o Eusébio, siga @mariaesuashistorias no Instagram.
Qual a história de adoção de seu pet? Mande sua mensagem para contato@naturaltaste.com.br ou pelo direct do Instagram do Barkkies ou do Meowwies.