As diferentes famílias de petiscos

Criança branca feliz abraçando um gato e um cachorro.
Os benefícios da adoção
25 de janeiro de 2021
Cão e Gato no gramado
Saiba a Importância da Castração Animal
21 de abril de 2021

Como já abordamos em posts anteriores, os petiscos são ótimos para serem usados em treinamento e adestramento pela técnica de reforço positivo, no enriquecimento ambiental e como uma forma de criar e fortalecer os laços de amor e confiança entre o seu pet e você. Afinal de contas, assim como nós humanos, nossos aumigos e amicats adoram comer uma coisinha diferente para variar.

Buscar informações de qualidade para fazer uma escolha consciente na hora da compra de produtos para nosso pet é mais uma forma de demonstrar carinho, amor e responsabilidade com esses seres peludinhos que enchem a nossa vida de alegria.

Cada dia que vamos às compras, nos deparamos com uma novidade. Como mencionamos no post anterior, esse é um mercado que cresce e se profissionaliza vigorosamente e podemos notar isso a cada ida ao nosso pet shop preferido.

Diante de tantas novidades, como saber o que levar para casa? Quando o assunto é petisco, aí o assunto fica mais complexo, porque eles são muito diferentes entre si e não sabemos quais são as vantagens e desvantagens de cada família de produtos e, o mais importante, se vai ou não agradar nosso filho peludo!

Aqui cabe explicar um conceito muito importante quando o assunto é alimentação: a palatabilidade. Provavelmente você já ouviu falar que a palatabilidade é a resposta de um pet a um determinado alimento. Mas isso não se restringe apenas ao sabor. O conceito é muito mais amplo e descreve toda a experiência sensorial que o seu pet terá frente a um alimento, envolvendo aroma, textura e satisfação que ele terá ao degustar (ou melhor, devorar) o alimento oferecido.

Por isso, como prometido, hoje vamos explicar um pouco sobre os principais petiscos disponíveis no mercado, para tentar te ajudar a entender e escolher o melhor e mais indicado para surpreender e satisfazer seu bichinho:

Biscoitos

Os biscoitos são muito populares entre tutores e cães. Normalmente as principais matérias-primas desses produtos são ricas em carboidratos, açúcares e gorduras, por isso mesmo podem induzir à obesidade se não oferecidos na quantidade indicada nas embalagens. Além disso, esses ingredientes por si só não têm muita palatabilidade, por isso geralmente são adicionados corantes e palatabilizantes, além de outros aditivos para tornar o produto macio, quebradiço e atraente para cães e gatos. Para os pets alérgicos ou com intolerâncias alimentares, vale a pena ler com cuidado a longa lista de ingredientes para identificar possíveis alergênicos.

Carnes, cartilagens, miúdos e ossos desidratados

São produtos de origem animal que passaram por um processo de desidratação para garantir a sua conservação. Esse processo também preserva o sabor e o aroma originais da matéria-prima, garantindo a alta palatabilidade desses petiscos sem a adição de palatabilizantes. Normalmente tem poucos ingredientes em sua composição, o que lhes confere baixo potencial alergênico.

Por se tratar de produtos de origem animal, é importante que eles sejam de boa procedência, fabricados em estabelecimentos registrados ou aprovados pelo Ministério da Agricultura (MAPA) e seguindo os mais rígidos parâmetros e normas de segurança alimentar para garantir a qualidade dos petiscos.

Apresentam textura mais rígida quando comparados a outras famílias de petisco e por isso o pet deve aprender a comê-lo e a roê-lo, para não se engasgar. Como qualquer petisco, devem ser utilizados conforme as instruções do fabricante e sempre sob supervisão do tutor. São excelentes para auxiliar na limpeza dos dentes, no fortalecimento da mandíbula e no enriquecimento ambiental.

Para alguns especialistas são os melhores petiscos para cães e gatos.

Bifinhos extrusados

São os petiscos mais consumidos no Brasil seja por seu preço acessível ou pela maciez que apresentam.

Feitos à base de farinhas de carne e ossos, o que geralmente garante a maciez do bifinho é a adição de propilenoglicol. Também é comum a adição de aromas artificiais e palatabilizantes garantindo uma boa aceitação por parte dos pets.

Alimentos Naturais Frescos

Pedacinhos ou palitos de frutas e legumes estão sendo cada vez mais usados por tutores como petiscos para seus pets na busca por uma alimentação mais natural e saudável.

São ótimas opções mas exigem cuidados, porque nem todas as frutas e legumes que consumimos em casa são benéficas para os animais, assim como seu modo de preparo. Alguns devem ser consumidos crus, enquanto outros precisam ser cozidos, sem a adição de temperos ou condimentos.

Antes de partir para essa modalidade de petiscos, consulte seu veterinário. Ele é a pessoa mais indicada para dizer o que faz bem e o que é proibido incluir na dieta de seu bichinho.

Ossos e palitos de raspa de couro

A principal matéria-prima é a raspa de couro bovino que é dividida, branqueada, cortada e transformada nas mais diferentes formas, ou moída e extrusada para fazer palitos.

Por muitos anos esse tipo de produto foi o mais consumido como petisco em todo o mundo. Ele é um brinquedo comestível.

Hoje, os produtos à base de raspas têm perdido espaço, seja pela chegada de dezenas de novas opções que associam ingredientes naturais com algum outro benefício ao pet, seja por questionamentos sobre seu processo de fabricação.

Assim como os desidratados, os pets que não estão acostumados a roer esses petiscos e podem se engasgar, então seguem a mesma regra dos demais, consumo sob supervisão.

Os petiscos Barkkies e Meowwies são uma ótima opção se você quer oferecer petiscos desidratados ao seu aumigo ou seu amicat. Feitos especialmente para eles com peito de frango, uma carne nobre e de alta palatabilidade, esses petiscos são ricos em proteínas e baixo em gordura, carboidrato e sódio. São macios e tem vários tamanhos e formatos incríveis para você ir ensinando seu pet a se acostumar com essa família de petiscos. Quem prova não troca mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *