chicken fillet para cachorros
O que buscar num petisco?
16 de agosto de 2021
Cachorro que não toma banho
Cachorro que não toma banho?
4 de novembro de 2021

Quem nunca se deparou com uma feira de adoção e um gatinho carinhoso implorando para ir junto? Essa não é uma tarefa fácil, mas e aí? A bolinha de pêlo vai chegar e como preparar a casa para um animal dessa espécie?

Marinheiros de primeira viagem ficam perdidos quando se deparam com comportamentos incomuns, e hoje vim auxilia-los na preparação de um ambiente proprício para o novo integrante da familia.

Vale lembrar que cada espécie possui necessidades especificas, vamos então falar de alguns pontos importantes.

Segurança

Gatos são extremamente ágeis e amam estar em lugares altos, portanto manter um local seguro com telas e redes de proteção é primordial.

O mercado oferece diferentes soluções para os fujões, como telas de proteção e equipamentos antifuga. Acima de tudo, a castração e a adaptação do ambiente de forma correta são dois itens essenciais.

Recursos

Recursos são itens que suprem as suas necessidades fisiológicas e ambientais, como água, comida, tocas e arranhadores. No caso de uma casa multicat ou multiespécie, disponha principalmente de recursos em abundância com pelo menos um item a mais que a quantidade total de gatos, isso evitará a disputa pelo recurso ou insegurança.

Gatificação

Você já ouviu falar em verticalização e enriquecimento ambiental?

Ambos fazem parte da gatificação, nome utilizado para um ambiente rico em estímulos naturais que suprem as necessidades do felino, permitindo que expressem seus comportamentos instintivos.

A verticalização da casa com estantes, pontes, túneis, entre outros intens, proporciona um ambiente rico em versatilidade e seguro do ponto de vista do gato. Controladores e atentos, eles preferem locais altos para administrar o que ocorre em seu território.

O enriquecimento ambiental melhora a qualidade de vida do animal, suprindo as suas necessidades através de brincadeiras e alimentação, como Kongs recheados ou rolos de papel com petiscos dentro, evitando assim desvios comportamentais.

O dia da chegada!

Esse é um dos períodos mais críticos para o gatinho. O ambiente torna-se seguro quando ele se auto reconhece no espaço, isso ocorre através de cheiros que exalam em diferentes momentos.

LEIA TAMBÉM: OS BENEFÍCIOS DA ADOÇÃO

Assim que chegar, deixe o seu gatinho em um único cômodo, onde possua todos os recursos necessários e itens com seu cheiro. Se possível traga um paninho do gatil, assim facilitará o reconhecimento do ambiente.

Após um período, avalie se o bichano demonstra interesse em explorar o demais ambientes e passe a liberá-lo gradualmente, distribuindo seus itens pelo restante da casa.

Curiosidade

Gatos evitam consumir água quando está próxima do alimento, o que se deve ao fato de que na natureza quando o alimento está próximo da água indica que esta contaminada. A preferência é por água corrente e livre de qualquer odor.

Gatos amam brincar, e fazem isso até o fim da vida. A atividade lúdica de caça é uma simulação para vida real.

Diferente do conhecimento popular, gatos são animais de hábitos crepusculares. Por este motivo, prepare momentos de interação no amanhecer e entardecer, isso ajudará a suprir as necessidades intrínsecas da espécie.

Beijos, Meouwwiezeiros, até a proxima!!!

Ina Marins
Ina Marins
Comportamentalista Animal há 6 anos, especialista em felinos, entrei para o mundo pet com a proposta de auxiliar os tutores a melhorar a relação com seus filhos peludos proporcionando bem estar a ambos, buscando sempre a excelência em educação positiva. Siga meu instagram @ina.marins

Comments are closed.