Como introduzir novos alimentos pros felinos?

Cachorro que não toma banho
Cachorro que não toma banho?
4 de novembro de 2021
Cachorro dá pata para humana
A linguagem dos cães
1 de fevereiro de 2022

Como introduzir novos alimentos pros felinos?

Já tentou dar uma ração nova, petisco ou sache para seu gato e ele recusou de imediato? Isso é mais comum do que imaginamos. Os gatos são bem seletivos quando trata-se de alimento.

O paladar do felino não é um sentido muito apurado ou fazendo uma comparação conosco, ele não consegue sentir tantos sabores. Estudos mostram que a língua do gato possui cerca de 400 papilas, no entanto, elas não tem função gustativa e sim para limpeza e alisamento dos pelos.

Somente algumas possuem essa função e estão localizadas na ponta e ao lado da língua captando apenas sabores azedos, salgados e amargo. Eles são incapazes de sentir o sabor cítrico ou doce excluindo alimentos atraentes, por outro lado, essas papilas auxiliam em definir se o alimento está apropriado para consumo. Para um gato é muito fácil identificar um alimento estragado ou venenoso evitando o consumo.

Um gato filhote terá maior interesse em alimentos que a mãe consumia em sua gravidez, mas em sua fase inicial de vida existe uma abertura maior à introdução de novos alimentos, lembrando sempre que esse peludo é hipercarnívoro, desenvolvendo interesse apenas por alimentos de origem animal.

Se você tem um filhote em casa, explore esse momento oferecendo petiscos e saches de diferentes sabores, texturas, gostos e temperatura. Além de ajudar o seu gato as explorar novos alimentos, abrimos um leque de possibilidades para enriquecimento ambiental, algo tão importante para suprir a sua necessidade.

Seu gato já é adulto e se recusa a experimentar novos alimentos? Tenha paciência. A introdução pode ser lenta e gradual, apresente o alimento diversas vezes ao felino.

O olfato é extremamente importante para eles, passar a identificar ou reconhecer aquele alimento pode demorar algum tempo. Desenvolva o interesse através da rotina, após uma brincadeira ou um comportamento desejado em pequenas quantidades até a aceitação completa.

É importante desenvolver no felino o interesse por outros alimentos em alguns momentos da sua vida, pode ser necessário alteração da ração ou reforço algum comportamento. 

Ina Marins
Ina Marins
Comportamentalista Animal há 6 anos, especialista em felinos, entrei para o mundo pet com a proposta de auxiliar os tutores a melhorar a relação com seus filhos peludos proporcionando bem estar a ambos, buscando sempre a excelência em educação positiva. Siga meu instagram @ina.marins

Comments are closed.